Sudeste Saúde Rio de Janeiro

Condomínios participam de campanha de doação de sangue no Rio


Postada em 01/04/2020 às 16:08
Por Revista Área Comum

Marcelo Camargo/ABr

Devido às medidas de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus, os estoques de sangue caíram 50% no Rio de Janeiro e, por isso, o Hemorio iniciou uma campanha que vai até os condomínios para evitar que doadores façam o deslocamento até os centros de coleta.

A iniciativa, chamada “Hemorio em casa”, começou nesta quarta-feira (1) e vai visitar condomínios que tenham, no mínimo, 500 moradores que estão aptos para realizar a doação. Uma equipe, composta de 10 a 12 profissionais, passará o dia no residencial para realizar as coletas. Para isso, uma estrutura é montada geralmente no salão de festas.

O morador que tiver a intenção de colaborar deve aguardar em seu apartamento até ser chamado pela equipe via interfone ou WhatsApp. Dessa forma, serão evitadas as aglomerações.
Por conta de logística, somente condomínios da capital carioca serão atendidos. O síndico pode inscrever o empreendimento pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 96467-2154.

Lembrando que para doar sangue é necessário ter entre 16 e 60 anos, pesar a partir de 50 kg, estar bem de saúde, evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da coleta e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. Também é importante dizer que o doador não pode ter contraído o Covid-19 nem ter tido contato com o vírus ou retornado de viagem internacional nos últimos  30 dias.