Regiões Sudeste Saúde Rio de Janeiro

Condomínios têm aulas gratuitas de ginástica no Rio


Postada em 07/05/2020 às 12:52
Por Revista Área Comum

Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Mais de 2.200 moradores de 35 condomínios no Rio de Janeiro receberam aulas de ginástica gratuitas dentro de casa por profissionais de educação física do Programa Academia Carioca da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

Por conta do isolamento social imposto pelo coronavírus, as atividades de artes marciais, capoeira, ginástica, dança, caminhada e hidroginástica que eram realizada nas unidades de saúde tiveram que ser suspensas. Dos 142 mil participantes do programa, 78 mil são idosos.

A ideia de transferir as atividades para as varandas partiu dos próprios profissionais de saúde como forma de diminuir o impacto psicológico, como estresse e ansiedade, gerados pelo isolamento.

As aulas são realizadas duas vezes por semana, na parte da tarde, e cada morador fica na sua janela ou varanda, repetindo os movimentos dos professores. Elas também são disponibilizadas nas redes sociais do programa. Para o condomínio receber as atividades, é necessária autorização do síndico e precisa estar localizado próximo a uma unidade de Atenção Primária.