Tira-dúvidas Dúvidas sobre Manutenção

É preciso instalar hidrantes em um condomínio horizontal?


Postada em 26/11/2019 às 15:32
Por Revista Área Comum

Pixabay

Leitor: Carlos Esquines

Nosso condomínio é horizontal e tem 250 casas (sobrados) com no máximo 80m2 cada. Temos uma área total de 28.000m2, incluído um bosque. Com essa informação é possível que me orientem se temos que instalar hidrantes e quantos?

Condomínios essencialmente residenciais e horizontais de casas são considerados como "habitação unifamiliar" e não necessitam de hidrantes (classificação A1), mesmo nestas dimensões citadas, pois a carga de incêndio considerada não atinge à mínima para obrigatoriedade destes tipo de sistema. Conforme Decreto 63911 de 10/12/2018, a edificação classificada como A1 exige apenas medidas de segurança contra fogo do tipo básicas: sinalização de segurança e extintores portáteis, sendo o dimensionamento de extintores realizado por residência.

No entanto, para não generalizar esta questão, nem sempre somente com base nestas informações relatadas é possível dizer com assertividade se há ou não a necessidade de hidrantes e quantos. Mesmo porque a análise não pode ser realizada apenas com base nestas informações. Devem ser consideradas todas as prerrogativas conforme as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros além das próprias Normas Técnicas de referência aplicáveis.

Vale lembrar que não é possível simplesmente instalar equipamentos referentes à prevenção e combate a incêndio sem haver um projeto delineado para tal, até porque a análise do próprio Corpo de Bombeiros de São Paulo também exige a existência de um projeto realizado por profissional competente e devidamente habilitado para consolidar as devidas regulamentações e aprovações no condomínio.

Consultoria de Larissa Oliveira, engenheira civil e coordenadora da Uninove