Tira-dúvidas Dúvidas sobre Manutenção

Barulho do encanamento incomoda moradora; o que fazer?


Postada em 19/07/2019 às 16:12
Por Revista Área Comum

Pixabay

Leitora: Débora Gregnani

Moro há 2 anos em um apartamento no 10° andar e estamos com vibração do encanamento, fazendo muito barulho. Há outros vizinhos passando por isso. Procurei o síndico, que me respondeu que é problema dentro do meu apartamento, então temos que resolver. Mas fui me informar com encanadores e me disseram que é a pressão da rede. O que tenho que fazer?

Os apartamentos possuem uma rede de cano diferente de uso comum. Nos encanamentos verticais (prumadas ou coluna central), passa água que vai abastecer o prédio inteiro e para onde vai o esgoto dos apartamentos, sendo de responsabilidade do condomínio. Nos sistemas horizontais (canos ramais), há as ligações da coluna central aos imóveis, sendo de uso privado ficando, portanto, sobre a responsabilidade dos proprietários dos apartamentos.

Na sua situação recomenda-se primeiro uma vistoria para verificar se não é caso de vazamento em válvulas, torneiras, chuveiros. Descartada essa possibilidade, sugere-se contratar um advogado para notificar extrajudicialmente o síndico (o condomínio), anexando-se a esta notificação as gravações que provam o barulho e solicitando a contratação de profissionais que ou eliminarão a causa que pode ser pressão da água muito alta (martelada), alta (chiado ou sibilo), muito baixa (assobio), canos soltos (vibração) entre outras hipóteses ou elaborarão parecer acerca da situação num prazo de 10 dias. Não há como saber qual o problema sem o parecer técnico que levará a concluir de quem é a responsabilidade. Pelo relato, parece ser caso de canos soltos sendo necessário localizá-los. Se, finalmente, essa estratégia extrajudicial não funcionar, deve-se buscar a tutela do Poder Judiciário.

 

Consultoria de Amanda Lobão Torres, professora de Direito Imobiliário e Condominial na Escola Superior de Advocacia, Abrascond (Associação Brasileira de Síndicos Profissionais de Condomínios) e BrBrasis.
@lobaoadvogados

Tem dúvidas sobre o dia a dia do seu condomínio também? Envie sua questão aqui.