Manutenção

Inverno: um bom momento para realizar manutenções no condomínio


Postada em 15/07/2019 às 10:00
Por Revista Área Comum


A estação mais fria do ano é uma boa época para manter o condomínio em dia. Manutenções preventivas e corretivas feitas agora podem servir para deixar as áreas preparadas para uso pelo resto do ano. Confira as dicas que a Revista Área Comum separou para você e bom frio!

Manutenção de piscina

No inverno é comum que a ocupação dessa área reduza consideravelmente. Por isso, este é o momento ideal para fazer reparos.

No caso de infiltrações e rachaduras, o primeiro passo é eliminar as fissuras e, em seguida, impermeabilizar e revestir.

A troca de rejunte e azulejo também pode ser necessária. Aproveite este momento para considerar essa possibilidade, pois o esvaziamento completo da piscina pode ser preciso, assim como no caso da troca do vinil.

Outra manutenção importante diz respeito à eventual troca dos pisos e decks. Além da questão estética, a segurança deve ser levada em consideração. Dê preferência a materiais atérmicos e antiderrapantes.

Impermeabilização de lajes

O período mais frio do ano é aquele também em que menos chove, o que facilita o trabalho de impermeabilização. Importante lembrar que a aplicação dos produtos fica mais fácil, uma vez que a água não estragará todo o trabalho. Além disso, o serviço pensado desde já visa a chegada do verão, quando as chuvas não dão trégua. Cabe aqui o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar.

Rachaduras na fachada

No inverno é comum aparecerem trincas, fissuras e manchas nas fachadas. Aconselha-se realizar inspeção rigorosa de todo o condomínio para encontrar eventuais rachaduras. Depois disso, providencie os reparos necessários.

Instalações de gás

No frio, a temperatura do banho aumenta em prol do conforto. Sendo assim, vale a pena conferir como andam as instalações de gás. Realize vistoria nas estruturas e certifique-se de que está tudo em dia.

Jardim

O inverno é o período considerado ideal para manutenção dos jardins, em decorrência do repouso e da dormência das plantas. O clima frio faz com que elas percam folhas e ganhem cor avermelhada ou amarronzada no caso de algumas espécies. Dessa forma, cuidados extras com os jardins devem ser adotados. Prepare os canteiros para um novo ciclo de crescimento que logo se anuncia, com a chegada da primavera.

Tenha sempre em mente que o melhor a se fazer é contratar um profissional ou empresa que realize uma análise detalhada e dê um diagnóstico dos problemas encontrados no condomínio. Com base nesse relatório inicial, o síndico deverá acionar os fornecedores para a pesquisa de preços e, só então, os serviços devem ser contratados e iniciados.

 

Confira abaixo vídeo que preparamos sobre o assunto: