Regiões Centro-oeste Saúde Goiás

Moradores de condomínios de Goiás podem doar sangue em casa


Postada em 28/04/2020 às 12:47
Por Revista Área Comum

Fernando Frazão/ABr

Desde que o isolamento social começou por conta da pandemia do coronavírus, o Hemocentro de Goiás registrou queda de 18% nas doações de sangue. Para tentar repor esse estoque tão importante, o órgão agora vai até os doadores em condomínios na região metropolitana de Goiânia, basta chamar.

Para participar da campanha, é necessário que haja ao menos 60 moradores aptos a contribuir. O síndico pode solicitar a unidade móvel pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3201 4101. É necessário ainda que o condomínio tenha espaço para montagem da estrutura de coleta, que pode ser feita, por exemplo, em um salão de festas.

Segundo a diretora geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denise Goulart, todos os profissionais e equipamentos utilizados seguem as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Além disso, os doadores são incentivados a utilizar máscaras durante o atendimento.

Lembrando que para ser doador de sangue é necessário pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis e idosos necessitam já ter doado ao menos uma vez na vida). Quem se vacinou contra gripe deve esperar 48 horas para fazer a coleta.