Segurança

Saiba que cuidados tomar com seu imóvel ao sair de férias


Postada em 07/01/2020 às 08:00
Por Marília Montich

Freepik

Janeiro é sinônimo de férias para boa parte dos brasileiros. Aproveitando o recesso escolar dos filhos, muitas famílias fazem as malas e colocam o pé na estrada rumo ao merecido descanso. Contudo, para que não haja surpresa no retorno para casa, é importante seguir algumas dicas de segurança.

Segundo Marcos Moreno, consultor de segurança empresarial da Nova Estratégia Consultoria de Serviços, o primeiro cuidado é acionar o mínimo de pessoas, deixando assim apenas um vizinho ou familiar próximo avisados quanto à ausência dos moradores naquele período. Ele aconselha ainda que, se possível, empresa de monitoramento de alarme seja contratada. Evite ainda deixar luzes acesas e suspenda a entrega de jornais e revistas.

O hábito comum de deixar as chaves do imóvel com o porteiro também deve ser evitado, de acordo com o especialista. “Não recomendo, pois as informações vazam e, como citado anteriormente, quanto menos pessoas souberem que você está viajando, melhor.”

Moreno ressalta que não há necessidade de retirar objetos de valor da residência que ficará sozinha, desde que – novamente – a ausência dos moradores não seja amplamente divulgada.

Energia elétrica, gás e água demandam atenção especial antes de partir rumo às férias. Faça um check list e saia de casa tranquilo. “Recomendo deixar tudo desligado, evitando assim a possibilidade de ocorrências.”

Por fim, Moreno lembra que vale a pena investir em um seguro residencial. “Nesse caso, havendo algum sinistro, existe a possibilidade do reembolso”, conclui o consultor.