Segurança

IBAPE celebra Dia do Síndico e ressalta trabalho preventivo


Postada em 25/11/2019 às 12:56
Por Revista Área Comum

Pixabay

Dia 30 de novembro se comemora o Dia do Síndico. Além de convocar assembleias e fazer cumprir a convenção e o regimento interno, o representante do condomínio precisa se atentar aos cuidados e ações preventivas. O IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Perícias de Engenharia de São Paulo) observa que o trabalho dessa figura na inspeção e fiscalização da estrutura dos prédios pode ser fundamental para a prevenção de acidentes.

Uma rotina de inspeção predial, solicitada e acompanhada pelo síndico, deve seguir as normas técnicas já estabelecidas como as do IBAPE/SP para detectar e documentar falhas e/ou anomalias de um edifício. Se constatado algum problema, o síndico deve contratar profissionais capacitados, a fim de elaborar os projetos pertinentes e acompanhar as obras necessárias após ser definido exatamente o escopo do pretendido.

Ambiente que exige muita atenção, a garagem deve ter inspeções frequentes dos síndicos para verificar possíveis infiltrações. Outra questão conflitante se dá no uso das vagas, em que o profissional em visitas rotineiras pode avaliar como estão sendo estacionados os carros para que os espaços estabelecidos sejam respeitados e conflitos possam ser minimizados ou antecipados.

Na área de lazer (playgrounds, piscinas, brinquedoteca e salão de jogos) o cuidado e manutenção também são fundamentais, com o síndico zelando pelo bom uso desses espaços facilitando para que eles tenham vida longa.

O síndico destaca-se, então, como fiscal principal das áreas comuns dos edifícios, incumbido de reforçar o cuidado delas para os moradores e designar profissionais capacitados caso seja detectado algum problema que necessite de ajuste.